Título: CUIDAR DA ALMA - Autor: RISE, CLAUDIO, FERLIGA, PAOLO - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: Pedagogia - Peso: 357g - ISBN: 9788515045778 - Idioma: Português - Descrição: A psicologia analítica, a etnopsiquiatria e a antropologia demonstraram a presença de "formas" - que Jung chamou "arquétipos" - no inconsciente coletivo: núcleos simbólicos presentes nos mitos, nas criações artísticas, nas religiões e nos sonhos, que alimentam e dão continuidade à vida psíquica ao longo das gerações. A psicologia da educação também deve voltar o olhar para captar o pano de fundo arquetípico e simbólico que tornou possível a transmissão educativa no Ocidente.Essa tradição destaca o tema da alma, entendida como princípio da própria identidade pessoal. Diante dos fenômenos da proliferação de informações - que circulam em altíssima velocidade, arriscando derrotar a capacidade do indivíduo de decidir e orientar-se - e da tendência a acabar com as diferenças para favorecer a produção e o consumo de bens artificiais, a tarefa fundamental de todo percurso formativo e educativo parece ser ajudar as novas gerações a descobrir o gosto pela liberdade pessoal e a assumir sua consequente responsabilidade.

CUIDAR DA ALMA - RISE, CLAUDIO, FERLIGA, PAOLO

R$54,12
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Título: CUIDAR DA ALMA - Autor: RISE, CLAUDIO, FERLIGA, PAOLO - Editora: EDIÇÕES LOYOLA - Tipo: novo - Ano: 2019 - Estante: Pedagogia - Peso: 357g - ISBN: 9788515045778 - Idioma: Português - Descrição: A psicologia analítica, a etnopsiquiatria e a antropologia demonstraram a presença de "formas" - que Jung chamou "arquétipos" - no inconsciente coletivo: núcleos simbólicos presentes nos mitos, nas criações artísticas, nas religiões e nos sonhos, que alimentam e dão continuidade à vida psíquica ao longo das gerações. A psicologia da educação também deve voltar o olhar para captar o pano de fundo arquetípico e simbólico que tornou possível a transmissão educativa no Ocidente.Essa tradição destaca o tema da alma, entendida como princípio da própria identidade pessoal. Diante dos fenômenos da proliferação de informações - que circulam em altíssima velocidade, arriscando derrotar a capacidade do indivíduo de decidir e orientar-se - e da tendência a acabar com as diferenças para favorecer a produção e o consumo de bens artificiais, a tarefa fundamental de todo percurso formativo e educativo parece ser ajudar as novas gerações a descobrir o gosto pela liberdade pessoal e a assumir sua consequente responsabilidade.